VISITANTES

14 de out. de 2010

VOCÊ DECIDE

Por: Irmão Bernard

Por favor, leia com muita atenção este texto: "...a Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus..." (Tito 2:11-13).
Por que você, cheio de falhas como eu, ainda não fora destruído pelo diabo?  O profeta disse: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã." (Lamentações 3:22,23).   Claro, somos ainda vivos, porque a Graça de Deus em Cristo Jesus nos salva de nós mesmos.  Mas, o que a Graça de Deus faz em nós? Como a Graça gera a salvação? "Educando-nos", isto é, mostrando-nos no íntimo, como vivermos no presente século "aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus".
Acabo de preparar um ensinamento sobre Enoque "que andou com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si" (Gênesis 5:24).  Como se anda com Deus no meio de um mundo totalmente dominado pela cultura da mentira?  Quando eu considerava isso, Deus me levou também para um outro herói da fé: Noé.  "Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração." (Gênesis 6:5).  Isso, é também, sem dúvida, uma descrição do coração dos homens em nossos dias, mas lemos: "Porém Noé achou graça diante do Senhor" (v.8).  Foi a Graça salvadora em Cristo Jesus que salvou Noé e sua família do dilúvio.
Por que estou falando disso com você? No recente evento em Atibaia (SP) eu disse que a crise mundial do momento é igual ao mundo antes do dilúvio, ou talvez, pior.  Por que eu disse isso? Para incentivar você a andar com Deus como Enoque e valorizar a Graça diante do Senhor como Noé, caso contrário, você será tragado com o mundo ao seu redor.
Alguém pode dizer: mas como você compara este momento na história da humanidade com o dilúvio dos dias de Noé? Observe o que Jesus disse:"Como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem." (Mateus 24:37) "Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando no moinho, uma será tomada, e deixada a outra." (v.40,41).  Você já pensou por que um é levado e o outro deixado?  É pela mesma razão que Enoque foi trasladado.  Não é Deus quem decide se você é levado ou deixado, quem decide isso é você. Como?  De que modo?  Por deixar-se ser educado pela Graça salvadora ao ponto de estar em todo momento "aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus."  Se você fica contente com o campo como o homem que foi deixado, ou, voltado só para o moinho de cada dia como a mulher que foi deixado, então, você será deixado.   Deus jamais interfere com os seus valores e interesses.
Tenho feito tudo para incentivar você a "Pensar nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra" (Colossenses 3:2), mas se você continuar achando que tudo isso é mais um exagero de Bernard, nada posso fazer.   Eu sei que o momento do arrebatamento está próximo, e acontecerá "num momento, num abrir e fechar dolhos" (1 Coríntios 15:52), mas se você está contente com isso aqui, então... fique sozinho trabalhando no seu campo; continua com o seu moinho de cada dia.  Eu prefiro ser educado pela Graça para que os meus valores e interesses sejam, cada vez mais, lá do alto.
O que tem me impressionado, cada vez mais, é a maneira que as pessoas – sinceras e honestas – manipulam o que Deus diz a elas para fazer com que o que Deus diz conforme com os seus interesses materiais e mundanas.   Observando essa tendência humana, Paulo exortou: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).   Precisamos nos conscientizar de que não há nada neste mundo que serve para a nossa vida em Deus.   Vejo que os irmãos gostam de dizer: “Deus nos libertou do império das trevas – o que chamo de a cultura da mentira em que todos nós nascemos e fomos criados -  e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13), mas eles continuem fazendo tudo para melhorar o seu campo, ou ficam tão voltados para o moinho de cada dia que não têm tempo para considerar o que Deus diz.   Eles têm momentos isolados de despertamento, mas, como Jesus ensinou na Parábola do Semeador, “os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza, e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera” (Marcos 4:19).
Será que você está vivendo ”no presente século, sensata, justa e piedosamente”? Você leva a vida naturalmente, sem Deus, ou“piedosamente”, isto é, com Deus.  A mulher no moinho que foi levada soube viver com Deus mesmo cuidando dos afazeres de todo dia, mas a outra que foi deixada se contentava com as coisas daqui.   Ninguém pode decidir isso por você, é condição íntima, pessoal, que você, como Enoque, escolha. “Se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive (por você) assentado à direita de Deus (... para que) quando Cristo, que é a nossa vida se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, em glória” (Colossenses 3:1,4). 
Uma observação final: quando Deus mostrou Noé a situação desastrosa do mundo antes do dilúvio, lemos: “Pela fé Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam, e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca” (Hebreus 11:7).  Pela Graça salvadora, você sabe que tem sido “divinamente instruído”, e Deus já preparou a arca – Jesus – para salvar você do desastre deste século.  O sensato entra na arca pela fé, pois não há outra maneira de se salvar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário